Press ESC to close

Como desenvolver habilidades em esporte da mente pode ser útil nos negócios

O mundo do empreendedorismo requer não apenas uma mente inovadora para se adaptar às frequentes transformações, mas também exige resiliência mental, criatividade para criar soluções e a capacidade de superar, com sabedoria e frieza, os momentos de maior pressão adversa.

Habilidades essas que podem ser desenvolvidas e aprimoradas ao longo do tempo com estudo acadêmico, conhecimento de mercado e experiência acumulada nos negócios vivenciadas na prática. Além, é claro, de outros caminhos complementares que também podem ser de grande valia nesse processo de constante evolução, como é o caso dos esportes da mente e algumas de suas nuances que andam lado a lado com o âmbito dos negócios.

Mas, afinal de contas, o que são esportes da mente?

Sob a batuta da Associação Internacional de Esportes da Mente (IMSA, na sigla em inglês para International Mind Sports Association), os esportes da mente são modalidades competitivas que, como a própria nomenclatura indica, priorizam habilidades mentais, pensamento estratégico e preza o aspecto intelectual sobre o atletismo físico. Esse segmento pode incluir jogos de tabuleiro, jogos de cartas, esportes eletrônicos (eSports), dentre outras formas de entretenimento.

Logo, os participantes de esportes mentais se envolvem em atividades que exigem dos melhores competidores determinados fatores em comum, como raciocínio apurado para colocar em prática habilidades estratégicas, capacidade de se antecipar ao movimento dos adversários e muito mais.

Isso posto, logo a seguir, vamos trazer uma amostra prática de como o esporte da mente pode ser um verdadeiro aliado para os empreendedores.

O Omaha poker e o lado empresarial de André Akkari, lenda do esporte da mente nacional

Para mostrar como os skills em esportes da mente podem ser úteis nos negócios, vamos tomar como exemplo a popular variante Omaha poker, que pode ser disputada em três tipos de jogos: o Poker Pot Limit Omaha, o No Limit Poker Omaha e o Fixed Limit Poker Omaha.

Independentemente da perspectiva no Omaha poker, é importante destacar que essa é uma modalidade de amplo apelo estratégico, na qual os melhores competidores tendem a não ignorar as estatísticas a seu favor.  Por isso, para cada situação na partida em disputa, eles levam em consideração a probabilidade de uma jogada ser efetiva.

Ou seja, assim como acontece em inúmeras vertentes do mundo empresarial, o Omaha poker é uma modalidade que exige dos melhores profissionais habilidades técnicas para analisar dados e tomar decisões estratégicas com a ajuda da matemática. Correlação essa que pode ser observada de diversas maneiras do ponto de vista prático.

No Brasil, talvez o maior exemplo seja o do paulista André Akkari. Craque no poker profissional, com grandes conquistas a nível nacional e internacional no mundo das cartas, Akkari aproveitou muito bem muitas suas habilidades estratégicas adquiridas nas cartas e se tornou um dos maiores empresários no segmento de esportes eletrônicos no Brasil, sendo um dos fundadores e sócio da FURIA Esports — organização que está entre as principais equipes de esportes eletrônicos da América do Sul.

Em entrevista ao portal “revistapegn.globo.com”, Akkari comentou que em todas as decisões tomadas por ele na administração dos Panteras, como a FURIA também é conhecida, a vivência adquirida no poker profissional o auxilia muito no seu lado empresarial.

Vale ressaltar que Akkari está há mais de sete anos na função de Co-Ceo nessa organização tão importante para o sucesso e desenvolvimento da modalidade no Brasil.

Você sabia? FURIA foi responsável por dar ao Brasil o primeiro título importante de Counter Strike 2 em competição internacional 

Em dezembro de 2023, a FURIA de André Akkari e companhia fez bonito no torneio internacional Elisa Masters Espoo, ao conquistar o troféu de campeão na modalidade Counter Strike 2 (CS2) — game que substituiu o popular Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) nas séries competitivas.

Disputado na cidade de Espoo, na Finlândia, esse evento teve a participação de três das cinco melhores equipes do ranking mundial na época: Mouz (3ª), Ence (4ª) e Complexity (5ª). E, na grande final que coroou um dos maiores títulos da história dos valentes Panteras, a FURIA bateu os europeus da Apeks por 3 a 1.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

@Katen on Instagram
Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed com a ID 1 foi encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.